Codificando .Net

Aprendizado, companherismo, ensino e aperfeiçoamento constante

Bom pessoal, no Post anterior falei um pouco sobre Hosting e Bindings.

Hoje vamos falar de: Endpoints. (UFFFFA achei que não iria conseguir fazer o post hoje, mas estou ai conseguindo fazer na hora do almoço).

• Endpoint:
    • Abaixo uma figura para ilustrar como é composto um endpoint.
    • Bom então conseguimos observar que o endpoint é composto por um:
      • Address que deve ser único, onde não podemos ter dois endpoint dentro de um WCF com o mesmo endereço. Mas podemos ter o mesmo serviço disponbilizado com diversos protocolos onde desta forma seu endereço muda, como por exemplo um cliente irá consumir utilizando wsHttpBinding e outro vai consumir o mesmo serviço utilizando netTcpBinding.
      • Nome do Contratct (É utilizado para o cliente descobrir o que seu serviço disponibiliza).
      • Nome do Binding no qual quem consumir aquele serviço deverá conter as mesmas parametrizações especificadas no binding correspondente no servidor.
    • Um exemplo bem legal que encontrei para ilustrar o mencionado acima, está na figura abaixo, pois, a mesma ilustra um serviço que é consumido por dois Address diferentes e o mesmo possuí uma parametrização especifica através de seu bindingConfiguration.

Bom pessoal, hoje eu estou com um tempo um pouco curto e só vou abordar o assunto de Endpoint mesmo, espero que todos tenham compreendido qual a função de um endpoint, dúvidas eu estou a disposição para esclarecimentos.

Obrigado.

See you.....

Tags: .Net, Address, Binding, C#, Ccharp, Contract, Service, Serviços, WCF, Windows Communication Foudation

Exibições: 21

Respostas a este tópico

ok. muitos livros não explicam com essa clareza.

Victor

RSS

Patrocínios

Comunidade Daruma 

Editora O'Reilly 

© 2013   Criado por Alexandre Tarifa.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço